CULTURA
Esse nível de consistência adaptativa possibilita que os líderes possam ser creditados em suas decisões, além da organização apresentar robustez na capacidade de adaptar-se às circunstâncias mudanças externas, até mesmo mudanças disruptivas com novas tecnologias, sem afetar sua longevidade.
TOMADA DE DECISÃO
As mudanças dramáticas são absorvidas, orientando mudanças estratégicas que facilitem a adaptação da organização, sem causar impacto no desempenho econômico.
PROCESSOS
Na consistência 6 (seis) a organização existe para durar, diante da adaptação à mudanças. Pode-se observar inúmeros recursos e instrumentos de aprendizagem funcionando em looping. A organização é capaz de perguntar sobre a competitividade daquilo que fazem; se existem tecnologias, processos e métodos disponíveis que merecem atenção para serem implementados; se devem mudar algo em seus produtos e serviços; se estão atendendo o mercado certo e de forma adequada; se a identidade e a capacidade da organização estão adequadas ou há necessidade de se reinventar. A orientação de seus processos é muito mais estratégica. Essa organização tem a capacidade de se adaptar, reinventando tudo que for necessário para melhorar. Pode-se mudar tudo sobre “o que fazer?”, “como fazer?”, “por que fazer?” e “quem somos nós diante do que fazemos?”. Percebe-se o alinhamento estratégico entre a capacidade do sistema e a prestação dos serviços. Quando surge a necessidade de mudança na estratégia, a organização irá rapidamente se reconfigurar para alinhar-se às mudanças.
PESSOAS
As pessoas são capacitadas e livres para sugerir e implementar mudanças, como acontece na consistência 5 (cinco), mas com uma forte capacidade de planejamento estratégico combinado com revisões e questionamentos envolvendo a consistência da organização (segmento, produtos, serviços, capacidade, estratégia, entregas, etc.). São encontrados vários instrumentos de observação do mercado e segmento para garantir o feedback sobre a adequação dos seus produtos e serviços. Os segmentos de clientes e suas expectativas orientam a organização para uma entrega cada vez mais eficiente. Existe um forte sentimento de identidade e compreensão institucionalizada sobre a organização, sendo possível gerir a identidade do negócio e da força de trabalho como uma comunidade.
QUADRO
Existem inúmeros instrumentos nos processos, onde as oportunidades de melhoria são alinhadas às métricas geradas pelas expectativas das pessoas que recebem as atividades feitas. As métricas de melhoria são formalmente estabelecidas, diante de objetivos alcançáveis. Essa consistência é caracterizada pelo uso de modelos, análises quantitativas e inúmeros instrumentos de feedback. A visualização tende a conter gestão avançada de riscos, além de melhorias ao sistema. É possível o uso do quadro de raias para gerenciar o pessoal permanente e temporário, que poderiam rapidamente assumir qualquer atividade.
Conheça as demais consistências das organizações.
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- Consistência Básica – nível 0 (zero)
- Consistência Evolutiva – nível 1 (um)
- Consistência Inaugural – nível 2 (dois)
- Consistência Contínua – nível 3 (três)
- Consistência Financeira – nível 4 (quatro)
- Consistência Robusta – nível 5 (cinco)
- Consistência Adaptativa – nível 6 (seis)
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