O propósito da modelagem é criar uma representação do processo que o descreva de forma necessária e suficiente ao entendimento do que se deseja. Um modelo de processo para o eSocial busca proporcionar vários benefícios para a empresa, ao focar na continuidade da análise ao representar as características do processo.
Durante a modelagem de um processo, barreiras podem ser descobertas e devem ser observadas no modelo para criar um entendimento comum da situação atual para a situação futura. A qualidade do modelo de um processo pode ser validada, por matrizes de pontuação numérica para cada item analisado, visando completude e aderência a padrões.
À medida que a informação é coletada e analisada, deve-se organizar e consolidar uma significativa quantidade de dados. Os dados coletados, a forma como os dados são manipulados e o nível de detalhe capturado são influenciados pelo volume de informações que poderá ser gerenciado e a forma como a informação será mantida, recuperada e consumida.
Ferramentas de modelagem podem ser usadas como repositório dessas informações, pois propiciam diferentes níveis de detalhes de processos, permitindo mostrar as atividades e o fluxo de trabalho de forma amigável.
Apesar de os padrões de modelagem ajudarem, a estrutura é crítica para o uso dos modelos e para a capacidade da equipe em confirma-los com as partes interessadas. A mesma necessidade de consistência é vista em informações coletadas para descrever o modelo e suas atividades em detalhe.
O ideal é organizar a informação de forma que possa ser facilmente compreendida em documentos e modelos relacionados, iniciando com a forma como o negócio funciona. À medida que a informação é coletada e os modelos vão sendo construídos, a equipe deve considerar a forma que os modelos serão estruturados para uma implantação mais efetiva.
Não passe apuros, tire suas dúvidas, estamos prontos para lhe ajudar!
Saiba mais e solicite sua visita!