CULTURA
A organização está voltada para o atingimento de resultados econômicos e financeiros, além de uma consistência robusta contra condições excepcionais e imprevistos. A atenção está na gestão quantitativa de riscos econômicos. Pode-se perceber um intenso pensamento sistêmico orientado aos cumprimento das atividades. Os serviços compartilhados são reconhecidamente eficientes e desejáveis economicamente, pois são vistos como uma vantagem na agilidade organizacional (habilidade de adaptação rápida para atender a novas necessidades).
TOMADA DE DECISÃO
Há uma significativa mudança na tomada de decisão de análise quantitativa, pois estabelece-se culturalmente que todas as decisões devem ser apoiadas em informações consistentes, com avaliação de riscos e ações de prevenção, antes de realizada alguma ação.
PROCESSOS
Na consistência 4 (quatro), o desenho, a implantação e entrega das atividades são cotidianamente voltados ao atendimento das expectativas daquele que recebe a atividade feita. Há consistência nos processos e resultados, aliviando tensão e stress do sistema. A principal questão é se as entregas são consistentes com as expectativas das margens e custos econômicos, além da robustez do sistema diante de imprevistos. As métricas e medidas tornam-se mais importantes, pois busca-se atender as várias expectativas, inclusive a econômica. Nessa consistência pode-se perceber claramente as margens e metas de custo da eficiência econômica dos processos. O trabalho é orientado e classificado com base nos riscos que envolvem a pessoa que recebe a atividade feita, diante de uma variedade de classes de serviço. Pode-se encontrar o alinhamento de demandas ou limitações na capacidade da equipe, por tipo de trabalho e classes de risco. As atividades são orientadas pelo custo pelo atraso e o entendimento quantitativo dos riscos de entrega, como a simulação probabilística do lead time (trata-se de uma métrica definida pela diferença entre o momento que a atividade é criada e o momento que ela entra em seu estado final, de entrega). Há compreensão da natureza cíclica do negócio com o controle do fluxo e refluxo das atividades no sistema.
PESSOAS
É possível encontrar uma ótima equipe, em que os custos financeiros são rigidamente controlados, sem afetar a capacidade de entrega ou a satisfação daquele que recebe a atividade feita. Diante de pressão, a organização segue procedimentos de emergência, agindo para reduzi o impacto da situação ou, até mesmo, prevenir completamente uma nova ocorrência. Percebe-se robustez na capacidade organizacional e eficiência do sistema. A análise de risco é eficiente diante da ocorrência de situações imprevisíveis. A pessoa que recebe a atividade feita confia na entrega, pois é consistente e independe da pessoa que executou aquela atividade. É possível verificar a formação de unidades organizacionais em torno de serviços bem definidos por atividades, diante da clara compreensão de suas dependências.
QUADRO
A triagem é orientada por avaliações de risco e classes de serviço. Na consistência 4 (quatro) encontramos o uso de métricas e medidas com loops de feedback. O quadro é caracterizado mais por seguir as cadências e alinhamento com as expectativas do que seu desenho. Uma organização dessa consistência consegue visualizar e gerenciar diferentes serviços e classes de serviços usando recursos compartilhados. A capacidade do sistema é orientada para cada serviço para atender a um objetivo ou estratégia da organização. Essa orientação é flexível, funcionando como um mecanismo de proteção contra a chegada de um trabalho não planejado.
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